quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pesquisas eleitorais

ENTREVISTA - Saiba mais sobre a influência decisiva das pesquisas eleitorais

.

Hiran Pessoa de Mello, marketeiro


As pesquisas interferem no processo eleitoral, mudando votos?
Duas semanas seguidas de resultados adversos apontados por tres pesquisas semanais, derrotam qualquer candidato em qualquer lugar do mundo.

É o caso do Serra ?
É isto mesmo.

De onde vem este peso ?
O retrato atual vira retrato cristalizado da eleição, na cabeça do eleitor. Quando o Jornal Nacional reverbera isto diariamente, sem chance. A própria mídia não tem pessoal especializado para ler pesquisas. O que fica no ar é o manchetão.

Por que os Partidos não pedem auditoria ?
Porque têm medo.

Os institutos de pesquisa não tem pessoal próprio para pesquisar nas ruas.
A terceirização é o menor dos problemas, mas é grave. No Paraguai, contratei a Mori International e ela teve que refazer uma das pesquisas por causa das incongruências do pessoal terceirizado. A terceirização é prática corrente no Brasil.

Não dá para auditar as pesquisas ?
Qual outra empresa idônea temos no mercado, além dos próprios institutos que já trabalham no Brasil, como Ibope ou DataFolha.

Essa gente não teria que obedecer padrões de pesquisa legalmente exigidos ?
É o começo de tudo, mas quem vai botar o guizo no pescoço do gato ?

2 comentários:

  1. Olha, isso é tudo balela... nunca caí na mão de uma pesquisa. rs. Infelizmente tudo funciona na "politicagem". rs

    ResponderExcluir
  2. O pior é que é isso mesmo. Eu já sabia que os veículos de mídia transmitem as notícias de acordo com seus interesses, inclusive pesquisas, mas agora fiquei sabendo que desde a raiz esse negócio de pesquisa é furado, isso não sabia.

    Muito boa informação. Fica cada vez mais difícil votar dia 3 com a consciência de estar fazendo algo com certeza de estar certo. Impossível praticamente.

    Abraço, Lucas
    palavraaovivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...