segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coluna Intervalo - 06/06/2011

Intervalo

Discutindo Educação e Cultura.

Por: Leandro Terres Martins*

Sombrinhas, cinemas e alguns devaneios

É semana que precede o dia dos namorados e me ponho a pensar romanticamente – mais do que o normal, para quem me conhece. A cena é simples e casual. Uma mulher, com sombrinha, a andar pelas ruas da cidade em um dia de chuva. Acho lindo. Apaixono-me. Pode ser uma moça na flor de sua mocidade, uma mulher madura em sua elegância ou uma vovó com sua ternura. Poucas coisas são mais românticas do que quando abrem suas sombrinhas e põem-se a deslizar pelas ruas da cidade. Quem me dera vê-las com suas sombrinhas em punho em um dia de sol a proteger a face. Seria o êxtase de meus devaneios.

Mas outro fato me faz romancear: o cinema. Uma cidade não precisa ter os barcos a navegar por seus canais, como em Veneza, para ser romântica. Basta um cinema. O cinema é romântico mesmo quando em sua tela esteja a passar Jogos Mortais 1001, pois os enamorados não vão, até ali, para assistir a película do momento, mas para descobrirem-se: ora em um simples roçar de cotovelos, ora entre meios sorrisos, ora em um beijo roubado. Pois o beijo dado em uma destas salas de cinema torna-se inesquecível e emoldura-se nas lembranças do ser apaixonado.

Portanto é triste ver um cinema com suas portas fechadas ou transformado em boate, como em nossa cidade. E onde estão as mulheres com suas sombrinhas coloridas? Tristes tempos estes nossos.

Feliz dia dos namorados.

Em tempo:

Na última segunda, dia 30 de maio, aconteceu o primeiro encontro do projeto Encontros com a Poesia em Camaquã 2011, sob orientação do professor Anderson Borba, nas dependências da NTC Livraria. Com a leitura dos poemas do poeta gaúcho Mario Quintana e um ótimo bate-papo.

Próximo encontro será dia 13/06, às 18 horas, com leitura de poemas do Manuel Bandeira. Mais detalhes pelo email: poesiaemcamaqua@googlegroups.com

Vamos refletir, e até a próxima.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog. gostei. e vou voltar.

    e acho a coisa mais importante do mundo esta apaixonado, amar, estar com a pessoa amada.

    abraços fartos amigo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...