terça-feira, 21 de junho de 2011

Coluna Intervalo - 13/06/2011

Intervalo

Discutindo Educação e Cultura.

Por: Leandro Terres Martins

Fui a Porto Alegre assistir o filme X-men – First Class. Uma simples palavra para descrevê-lo bastaria: Incrível. Mas vou mais além, talvez este seja o melhor filme sobre o universo dos quadrinhos de todos os tempos.

Matthew Vaughn dirige a adaptação, que funciona como prelúdio aos demais filmes da franquia. First Class acompanha o início épico da saga X-Men nos anos 1960 e revela uma história secreta de famosos eventos globais. Antes que os mutantes se revelassem ao mundo, e antes de Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lehnsherr (Michael Fassbender) adotarem os nomes Professor X e Magneto, eles eram dois jovens descobrindo seus poderes pela primeira vez. No começo não eram rivais, mas amigos próximos, trabalhando juntos com outros mutantes (alguns familiares, outros novos) para impedir o fim do mundo. No processo, uma grave cisão entre os dois se inicia, o que dá início à eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.

Para quem vai à capital ou a Pelotas nos próximos dias, fica a dica.

Camaquã: Terra de Poesia

No ano de 1989, ano em que completaria seus 125 anos, a cidade de Camaquã, pelas mãos de alguns visionários, recebe no dia 31 de março a sua Casa do Poeta Camaquense, a Capocam. E em julho do mesmo ano já tem na obra de Catulo Fernandes, “Viagem ao Fundo do Verso”, a primeira publicação em suas saias poéticas. Catulo Fernandes nasceu em 08 de março de 1964 na Vila São Carlos. De suas palavras: “Minha única faculdade na vida foi a dificuldade vivida.” Podemos nos orgulhar de encontrar aí um grande combatente das letras e da poesia, que em seu currículo já ostenta ter sido Patrono da Feira do Livro de Camaquã em 2004, Patrono da Feira do Livro de Cristal em 2007, ser colunista de jornal, entre outras atividades no meio cultural. Ainda de sua autoria encontramos as obras: “Escorado no BarCão” (1991), “A Bruxa Gorducha e a Vassoura Magricela” (2005, literatura infantil). Em 2007, juntamente com o historiador João Máximo Lopes, lançou o livro álbum “Camaquã - Terra Farroupilha”, uma obra de resgate histórico, que integra o novo Plano Diretor do Município e em 2009 relançou “Escorado no BarCão & outros poemas lúcidos”.

Versinho colegial

Ah! Saudade avassaladora

daquele bilhete amassado

por medo da professora

Em tempo: Amanhã, no Cine Teatro Coliseu, terá sessão de cinema, com a exibição do filme Joana D’ark. Sessão comentada pela professora do Ifsul, Vera Hass. Às 19h30min. Entrada franca – somente 1kg de alimento não perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...